COMPARTILHAR

Lomnica - o topo da montanha

Cam está ativo
3 anos, 9 meses
Vistas:
55813
Etiquetas:
clear sky

7°C

OKRES POPRAD

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lomnica (Slovak Lomnický štít, German Lomnitzer Spitze, Hungarian Lomnici-csúcs) - a segunda maior altitude (2634 ou 2632 m acima do nível do mar) depois de Gerlach (2655 m acima do nível do mar) - um excelente pico dos Tatras, localizado na parte eslovaca do Alto Tatras. Em 1860 foi considerado o mais alto das Montanhas Tatra para medições mais precisas.

A partir do século XV foi um brasão dos Berzevichs da Grande Lomnice e foi também considerado um símbolo dos Spiš Tatras. Nos séculos XVII e XIX, como em muitos outros locais das montanhas Tatra, foram realizados trabalhos mineiros em Łomnica (na área de Miedziane Ławki). A primeira ascensão conhecida foi feita por Jakob Fabri senior (um membro da família mineira na área) entre 1760 e 1790. As primeiras entradas turísticas incluem as seguintes: Robert Townson com dois caçadores a 17 de Agosto de 1793, Stanisław Staszic com guias a 21 de Agosto de 1802 ou 1804. No inverno, Theodor Wundt com seu guia Jakob Horvay foi o primeiro a escalar a montanha em 27 de dezembro de 1891.

Até 1870 Lomnica era o pico mais visitado dos Tatras Altos. O escritor Jadwiga Luszczewska veio a Spiš apenas para ver Lomnická, o Presidente Ludvík Svoboda esteve lá várias vezes a pé. Lomnica desempenhou um papel importante na história da conquista das Montanhas Tatra. O Staszic fez experiências com magnetismo. Maksymilian Nowicki escreveu em 1867: Quem estiver confiante em suas pernas e livre de tonturas, é fácil para ele subir até ela e descer dela. Em 1891, o montanhista alemão Theodor Wundt escalou a montanha em condições invernais difíceis.

Os principais montanhistas polacos participaram na luta pela conquista do difícil muro ocidental de 250-400 m de altura. Em 8 de agosto de 1929, Wiesław Stanisławski, Antoni Kenar e Aleksander Stanecki passaram-no (sua parte esquerda), em 21 de junho de 1930, outra estrada (sua parte direita) passou por Wincenty Birkenmajer e Kazimierz Kupczyk. Jan Kazimierz Dorawski escreveu sobre a segunda estrada que provavelmente nada nas Montanhas Tatra pode ser ultrapassado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

RESERVE UM LUGAR NO HOTEL:

PUBLICIDADE

CAMS SIMILARES:

PUBLICIDADE

CÂMARAS PRÓXIMAS:

PUBLICIDADE

Subscrever a newsletter

Mantenha-se atualizado com lookcam.pt