PUBLICIDADE

Ustroń - estrada nº 941

Transmissão ao vivo em Julho 19, 2016
opiniões

Descrição

Crossroads Ustroń Polana. O nome Polana vem de uma clareira na floresta junto ao Vístula, onde os primeiros habitantes se estabeleceram ("...12 zahradnikuw kterech mam na polanie ..." - desde a primeira menção ao Polana em 1607). O assentamento pertenceu a Mikolaj Rudzki, a quem foi comprado em 1633 pela Duquesa Elisabeth Lucretia de Cieszyn. Mais tarde, a Polana fez parte de Ustroń Górny, que foi uma aldeia separada até 1839, quando Ustroń Górny e Ustroń Dolny foram fundidos.

Em 1792, uma fábrica de papel foi estabelecida lá pelo Príncipe Albert Sasko-Cieszyński. Um pedaço de um prado adjacente junto ao rio Vístula pertencia a ele, que era necessário para branquear ao sol os trapos de linho, que depois eram usados para fazer papel.

Em 1837, a fábrica de papel foi transferida da Vístula para Hermanice, onde funcionou com pausas até 1933. Eixos e acessórios para carrinhos foram forjados ali. A força dos martelos foi fornecida pelo rio Młynówka que corre através dele. Em 1899 a forja em Polana foi liquidada e uma turbina de água foi instalada no edifício, que fornecia electricidade à forja em Ustroń e funcionou até aos anos 60. Além da construção da antiga fábrica de papel, há também um açude no rio Mlynowka com lagoas, que permitem regular o nível da água no reservatório de água artificial localizado junto a ela com a área de 0,65 ha.

Mapas
PUBLICIDADE
0 Comentários

Login para participar da discussão

PUBLICIDADE

Bate-papo

PUBLICIDADE
Envio de mensagens apenas para fazer login